terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mulheres também treinam pesado



A história de que musculação é esporte para homem teve um fim mais do que merecido. As mulheres suam a camisa e não deixam por menos para ter o corpo em forma. Para ajudar você que ainda não entrou nessa¸ o professor Waldemar Guimarães¸ o Personal Trainer Isaías Rodrigues e a Nutricionista Suzane Leser te dão aquela força.
Há algum tempo o trabalho com pesos era prática exclusiva de homens. As poucas mulheres que se atreviam a encarar os pesos da musculação não eram tão bem-vindas nas academias como são atualmente.
Graças ao direcionamento do trabalho resistido¸ a experiência de profissionais e os resultados obtidos com essa prática¸ muitas mulheres freqüentam as salas de musculação atualmente.
Todas com a intenção de definir músculos¸ queimar calorias¸ combater flacidez e muito mais. Na opinião de Waldemar Guimarães¸ autor do volume 3 da Coleção Musculação Total – Musculação para mulheres e do vídeo sobre treinamento feminino¸ a musculação é a melhor aliada para combater algumas das reclamações mais comuns entre o sexo feminino¸ como: perder peso¸ definir coxas¸ acabar com a gordura localizada e muito mais.



Para ele¸ o trabalho com pesos para mulheres não se difere totalmente do trabalho masculino.
“Alguns fisiologistas sugerem um pouco mais de volume mas¸ a estrutura do treino¸ ainda assim¸é muito semelhante para ambos os sexos. Entretanto¸ como algumas mulheres objetivam o enrijecimento de certas áreas específicas como a região tricipital¸ pernas e glúteos¸ tendem a se concentrarem com mais ênfase nestas regiões¸ da mesma forma que um atleta do sexo masculino deficiente em peitoral treina com mais ênfase este músculo”¸ diz Guimarães.

E já que o assunto é acabar com problemas e atingir objetivos comuns entre as mulheres¸ Guimarães fala sobre alguns dos desejos e receios delas. Ele mostra como a musculação pode ajudar você a conquistar o corpo que sempre quis.
Perder medidas de coxa (se acima do peso) levantar o bumbum e livrar-se da gordura do thauzinho (gordura tricipital).
Neste caso é obvio que a pessoa tem gordura corporal. Desta forma o trabalho com pesos deve ser acompanhado de dieta adequada para a melhora geral da composição corporal e tonificação muscular. Só a musculação tornará os músculos densos e fortes¸ porém¸ a gordura pode continuar lá incomodando e¸ dando apenas um aspecto menor de flacidez.
Definir o abdômen.


Definitivamente a mulher para possuir um abdômen muito definido¸ do tipo seis gomos muito visíveis¸ deverá possuir pouquíssima gordura corporal¸ o que não é nada fisiológico para mulheres. Dentre outras funções a gordura armazena os estrógenos. Mas se este é o seu desejo inexorável¸ novamente¸ a dieta para perda de gordura corporal é primordial. Definitivamente¸ exercícios abdominais não auxiliam para perda de gordura localizada¸ este mito há muito foi sanado. Com exercícios apropriados podemos fortalecer a musculatura¸ mas¸ se não houver perda de gordura – que pode ser alcançada com exercícios aeróbicos – nem você e nem ninguém poderá ver as linhas do seu abdômen.

Medo de ficar muito grande (hipertrofiada).
Este assunto é vastamente discutido no Volume 3 da Coleção Musculação Total – Musculação para Mulheres¸ mas vale salientar rapidamente que hipertrofia exagerada em mulheres só com utilização de drogas anabólicas muito embora¸ o que é exagerado para alguns é normal para outros. Procuramos respeitar e entender o desejo das outra pessoas apesar de sempre estarmos orientando para o lado saudável da atividade¸ fisicamente e psicologicamente¸ apesar de algumas pessoas insistirem em achar que promovemos o uso de farmacológicos¸ só porque dizemos a verdade. Meus amigos¸ qualquer informação está ao alcance de um dedo¸ não podemos ser hipócritas¸ devemos sim¸ debater claramente os assuntos considerados polêmicos.

Não treinar ombro¸ peito¸ dorsal e nem desejar ficar com os braços musculosos.
No remodelamento do corpo para formas mais proporcionais e melhor equilíbrio de desenvolvimento geral do corpo devemos treinar todos os grupos musculares. Não cremos ser pecado uma mulher ter um corpo forte e mais musculoso¸ com todo o respeito as nossas avós que eram felizes mesmo estando totalmente fora dos padrões atuais. É muito importante traçarmos um objetivo realístico¸ para isto não há necessidade de sermos modestos¸ o desejo é o primeiro passo para as conquistas em vários setores da vida.

Perder peso. Sabemos que perder peso é uma situação e modificar a composição corporal é outra. Com a dieta apropriada¸ que deve ser preferencialmente prescrita por uma nutricionista especializada¸ e treinando corretamente¸ com a devida intensidade e volume tendemos a aumentar a densidade e o volume da massa muscular e diminuir o excesso de gordura corporal. Com isto muitas vezes¸ à luz de uma balança antropométrica¸ não ocorre uma modificação expressiva na variável ponderal¸ muito embora a pessoa esteja perdendo gordura. Não aconselhamos ninguém a pesar mais do que uma vez por semana. Ainda¸ a melhor avaliação é o espelho e uma mente saudável.

Passos a seguir:
· Antes de iniciar qualquer programa de treinamento faça uma avaliação física e médica.
Alguns exercícios precisam ser evitados ou adaptados se você possuir algum problema de saúde ou ortopédico ( hérnia de disco¸ bursite¸ tendinite…)
· Siga uma planilha de treinamento supervisionada sempre por um professor que deverá lhe ensinar a execução correta do exercício e o manuseio dos aparelhos
· Comece com pouca sobrecarga. Gradualmente¸ aumenta-se a sobrecarga para que haja a eficácia do movimento sobre a musculatura trabalhada.
· Varie seu treino para quebrar a monotonia. Mas somente após 4 semanas¸ prazo mínimo para o corpo adaptar-se aos exercícios
· Mantenha a postura ao levantar ou abaixar os pesos
· Respeite os limites do seu corpo. Não exagere na sobrecarga nem aumente o número de repetições sem a supervisão de seu professor
· Consulte um nutricionista para que você inicie um programa alimentar adequado ao seu treinamento· Alongue e aqueça o corpo antes do treino. 5 a 10 minutos em esteira¸ bicicleta ou transport são ideais para aquecer.
· Hidrate-se antes¸ durante e depois do treino.



por ELAINE FERREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário